domingo, 8 de agosto de 2010

E o tal do "Carpe Diem"...

Carpe diem: "aproveite o dia", "viva o hoje."

Essa frase que vem do latim, ferrou ocm uma ou mais gerações. Para falar a verdade, com todas as gerações desde que essa palavra veio à publico.
Cotidianamente falando, essa palavra, quando não está na boca, nos subnicks, nas camisetas, está no subconsicente de uma juventude perdida; ou quase toda ela. Gostam de experimentar, e experimentar a si mesmo: usam drogas para descobrirem sensações, fazem sexo com o que ou quem desejam, sem o menor pudor sem o minimo de equilíbrio.
A palavra que estampa a capa da revista que essa juventude nunca lê é ALEATORIEDADE VOLUNTÁRIA. É uma juventude infantil que aos 18 anos só está preparada para andar de onibus sozinho pela cidade sozinho, sem se perder, nada mais. Não tem responsabilidade, não tem consciencia de que o mundo é muito mais que o computador, o video game e o micro cosmo escolar. São indiferentes a tudo e todos, não se importam com aquilo que não faça parte da sua lista de interesses.
Uma palavra nova pro seu vocabulário: OSTRACISMO; vem do grego e quer dizer Isolamento. É isso mesmo: o caboclinho brasileiro, americanizado demais, se isola, se tranca em seu quarto cheios de posters de bandas de rock que um dia lutaram por um mundo melhor com suas letras que protestavam contra um regime ditatorial e que esses meninos e meninas sequer sabem o que significa, ja que nunca estão acordados na aula de história, e fazem questão de ostentar frases que desconhecem a origem. Esses garotos e garotas, ainda no seu mundo, quase um útero, estão felizes demais, protegidos demais, e não vêem coisas que afetam somente alguns. E enquanto uns cantam sua dor, sua revolta e sua solidão, outros se pintam, exageram nas cores e cantam a beleza do amor, quando o mundo pede socorro
É do Happy rock que eu estou falando sim. um baterista, de uma das bandas, disse num debate num canal jovem da tv aberta, que o jovem hoje canta um rock alegre, por nao precisar reinvindicar mais nada. é isso mesmo; eles acham que tem tudo daquilo que precisam nas maos. Sério?! Sim, é serio. Absurdo né?
Como alguém ainda está vivo depois de ter falado isso. Como esse filho da mãe consegue dormir, sabendo  que pessoas da mesma pátria, estão a morrer de sede, fome e sem sequer saber ler e escrever. Ele não tem o que reinvindicar? não ter por quê lutar?  
São um bando de burgueses, que desconhecem dificuldade. Dificuldade pra eles, é não poder ir de carro para o shopping
E como se calam, diante das iniquidades que vemos a todo momento na rua, e para qualquer lugar que olhamos? Será que sou eu? Só eu vejo isso? 
O conformismo tomou conta, dessa que é uma sociedade quase inteira perdida. O Brasil nãoincompetencia e corrupção segue adiante não é pela daqueles que são os representantes do povo. O país nao anda, porque aqueles que são representados nao querem por as maos à obra. se Recusam a trabalhar em prol de si e do próximo. São pequenos atps que diferem o joio do trigo entre o povo: é o minutinho de atraso, é o minutinho que sai mais cedo, é o deixa pra lá. 
Não!
Não Deixe pra lá. Não deixe pra depois. Se você pode resolver, faça. não espere que alguem faça. 
Ok, sua vida pode não estar tão boa assim, mas adianta ficar reclamando? Adianta chorar, berrar e cobrar que alguem mude algo na SUA VIDA por você? Calro que não, amigo. 
Mãos a Obra.
Grite tambem, Junte-se aos poucos e logo seremos muitos a gritar. 
Ja que temos uma cultura de massa, façamos a revolução ser da massa, sem perder o real sentido dela. 
Que a cultura seja de todo absorvida, pois o rap e o hip hop já nao são mais de protesto, embora o motivo pelo qual surgiu ainda exista; o Rock, como ja disse hoje  fala de amor e das discussoes de um casal infeliz, feito pelos jovens burgueses insatisfeitos e revoltados pois nao ganharam sua viagem para a Disney no aniversário de 16 anos. Sejamos a mudança que queremos ver no mundo. E que o mundo a ser mudado, seja o nosso mundo, aquele que cabe no pulsar de um coração, que cabe dentro de um quarto e atende por um nome.
Que o povo não deturpe o povo!!!

2 comentários:

  1. Tudo o q vc disse é realmente verdade, outro dia estava falando sobre isso com meu pai, comentavamos sobre politica, eu dizendo q não adiantava nada, q isso daqui não tem mais jeito e ele me disse não tem jeito pq a maioria das pessoas pensam como eu. Eu acredito q ate seja por isso,mas analisei os caras pintadas mudaram realmente o governo expulsando Collor qndo sairam as ruas, só q olha hj, sera q teriamos q sair de 4 em 4 anos protestando pelo nosso país e de 2 em 2 por nossas cidades. É complicado dizer o q é certo de pensar e fazer, quando nós mesmos não sabemos o q tem q ser feito. Como modificar? Como melhorar? A quem devemos reivindicar os nossos direitos? Tem muita coisa pra mudar, algumas pessoas como vc realmente se importam e qrem algo bom pra si mesmo e pra futuras gerações, outras já viram que não adianta reclamar do vizinho, da politica do país pq isso não vai mudar a vida dela.
    Eu gostei do seu texto, do modo como vc colocou suas opniões, talvez o mundo estaria bem melhor se todo mundo se preocupasse. :D

    ResponderExcluir
  2. Seu texto diz. Sabe, a gente vive onde muitos falam e poucos merecem ser escutados, seu texto diz. Os jovens de hoje ganharam uma definição com o ''o caboclinho brasileiro, americanizado demais, se isola, se tranca em seu quarto cheios de posters de bandas de rock que um dia lutaram por um mundo melhor com suas letras que protestavam contra um regime ditatorial e que esses meninos e meninas sequer sabem o que significa, ja que nunca estão acordados na aula de história, e fazem questão de ostentar frases que desconhecem a origem. Esses garotos e garotas, ainda no seu mundo, quase um útero, estão felizes demais, protegidos demais, e não vêem coisas que afetam somente alguns.''
    Kah, como podemos mudar isso? Sabe a propaganda eleitoral? Sabe quando não querem ver e ficam postando no Twitter que é muito chato? Então, lhe digo que essa propaganda presta, lhe digo que estudar os candidatos e colocar seu voto no lugar certo é como melhorar, usar a nossa dita 'democracia' e o direito de voto que lutaram e morreram pra conseguir um tempinho atrás é como começar, COMO A MASSA FILHA DA PÁTRIA PODE AGIR.

    ResponderExcluir